Posts

Quando a sua história terá sentido

02/03/2021 às 17:23:23
A nossa história é recheada de vários momentos e de diversas interpretações sobre eles. Quando tinha 17 anos, trabalhei na segurança de um bloco para conseguir pagar meu curso de revisão do vestibular. Eu estava com prova marcada e faltando pouco tempo para ela acontecer veio a surpresa: o vestibular fora adiado por causa de uma greve da Universidade. E agora, o que fazer? 
Meu sonho era fazer direito e conquistar um cargo público. Quando comentei com meu pai sobre o adiamento, a resposta dele foi: “Eu não posso ajudar mais você, agora se quiser algo, será com você”.  Naquele momento veio uma mistura de medo e um sentimento de abandono. Esses foram meus guias naquele momento. 
Tinha de arrumar um emprego, e ai começou a procura. Comecei fazendo bico de segurança em um bloco carnavalesco, depois arrumei meu primeiro emprego de carteira assinada, que era de frentista de posto.  A minha jornada de trabalho era de 56 horas de trabalho por semana. Depois melhorou, passei para o turno da noite e a minha jornada passou a ser 50 horas semanais. Foram muitas noites sem dormir e um pensamento latejava na minha mente: “Isso é apenas uma chuva e vai passar”. Eu trabalhava feliz, pois estava ganhando meu sustento. 
E sobre o vestibular... acabei ficando na lista de espera, pois deixei de estudar História da Paraíba e fiquei por 2 duas questões; seria o destino? Isso é uma história para outro texto. 
Depois dessa decepção resolvi voltar ao sonho antigo, que era o de ser professor. A minha graduação foi no esquema trabalho e estudo. Acredite, nunca tive 30 dias de férias na minha vida.  O máximo que fiz foi tirar um ano sabático e trabalhar apenas 10 horas por semana.  
A vida de quem está começando não é fácil, ainda mais quando precisa contar com a sorte e a sua luta pessoal, por isso acredito que a fé é fundamental para uma caminhada de sucesso.
Talvez você esteja vivendo o seu momento de “chuva”, mas a “chuva” também tem a sua beleza. Não adianta lutar contra a natureza é importante viver cada fase.  Sim, existem fases complexas: perda de parentes ou amigos queridos, demissão de um emprego, fim de um relacionamento ou a descoberta de uma doença grave. Não é fácil passar por essas fases, por isso é importante ter fé. Como dizia Santo Agostinho: “A fé e a razão caminham lado a lado, mas a fé sempre me leva mais longe”. Não sei o seu momento atual, mas posso dizer que  é apenas uma fase  que levará você para outra fase. Tenha fé e acredite na sua capacidade de crescimento.
O sofrimento cresce quando tentamos lutar contra a natureza das coisas. Aceitar o estado atual é o primeiro passo para chegar ao estado desejado. E a distância entre eles é chamada de  “problema”. A nossa história é o reflexo da direção em relação aos acontecimentos que vivemos. Como diz a música Natureza das coisas: 
“Se avexe não
Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada
Se avexe não
Que a lagarta rasteja até o dia em que cria asas
Se avexe não
Que a burrinha da felicidade nunca se atrasa
Se avexe não
Amanhã ela para na porta da sua casa.”

Compartilhe com os amigos: